sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bruno Quick


O gerente de políticas públicas do Sebrae Bruno Quick foi bastante aplaudido esta manhã no 28º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais. Logo no começo de sua palestra Bruno afirmou: “ICMS é o tributo mais esdrúxulo do planeta.”
O tema em questão foi a reforma tributária com foco no simples, que para ele acontece de forma lenta e fatiada, mas aos pouco vão sendo dados pequenos passos - o simples é uma pequena reforma tributária.
Para Quick o simples foi importante, mas no Brasil o sistema tributário ainda faz com que as grandes empresas paguem menos impostos do que as médias e pequenas, proporcionalmente.
Ele mostrou também que um sistema tributário justo aumenta a arrecadacão, um prova disso é a quantidade de empresas que não existiam formalmente para virar uma micro-empresa. Além disso também há a grande quantidade de empreendedores individuais: hoje são 5.000 pessoas por dia que saem da informalidade. 
Defendeu também que o sistema “S” deve trabalhar no limite, cobrando o mínimo apenas para quem pode pagar. Tudo isso para formar, informar e apoiar esse novos empresários que estão surgindo.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Resumo da quinta-feira.


Nesta quinta-feira, o evento recebeu o economista Stephen Kanitz, articulista de sucesso e famoso pelas inúmeras previsões corretas sobre a economia do Brasil, com publicação de livros elogiados. O consultor se mostrou otimista em relação à economia brasileira, e em especial com crescimento do nordeste.

Sobre a crise americana, não poupou. Kanitz criticou bastante os americanos, afirmou que estão totalmente perdidos, enxergam o mundo torto e em breve a economia deles deve entrar em colapso total. Na contramão, elogiou o Brasil. Disse que apesar de muitos economistas não acreditarem na estratégia de Dilma em relação aos juros, ele acredita que com a baixa das taxas o País pode transformar muitos investidores em empreendedores, e muitos projetos serão tirados da prateleira, fazendo nossa economia crescer. Ressaltou ainda que pela primeira vez na história o Brasil tem reservas internacionais e vai sair da crise com 300 bilhões para investir no país.

Logo em seguida o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Vantuil Abdala, falou sobre a importância das negociações sindicais. E que é preciso a cada dia aperfeiçoar e especializar essa área dentro dos sindicatos, para que as negociações possam beneficiar tanto empregadores quanto trabalhadores.

Já o economista e chefe do departamento de planejamento da CNC, Daniel Mansur Lopes, debateu sobre as estratégias para o fortalecimento dos sindicatos patronais. Ele apresentou maneiras de tornar o sindicato auto-sustentável e ações realizadas pela CNC para auxiliar nesse contexto.

Além das palestras, o evento contou com vários trabalhos temáticos na parte da tarde. Dentre eles discussões sobre e-commerce, negociações com shopping center, e vários assuntos relacionados a como aprimorar os sindicatos e o movimento sindicalista.







Por Elaine Vládia. Fotos de Augusto Rates

Discurso de George Ramalho na abertura do 28º ENSP

PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE AGRADECER A DEUS POR ESSE MOMENTO.

GOSTARIA DE CUMPRIMENTAR AS AUTORIDADES POLÍTICAS PRESENTES. 

CUMPRIMENTO TAMBÉM O PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO ANTONIO DE OLIVEIRA SANTOS, E EM SEU NOME TODOS OS PRESIDENTES DAS FEDERAÇÕES QUE AQUI ESTÃO. 

E EM NOME DO COMPANHEIRO COLARES DE BELÉM, CUMPRIMENTO TODOS OS PRESIDENTES DE SINDICATOS QUE ESTÃO PRESENTES AQUI.


CAROS AMIGOS,
TEMOS A HONRA DE RECEBÊ-LOS NESTA TERRA DO SOL!
NATAL JÁ ESTÁ BATENDO TODOS OS RECORDES DE INSCRIÇÕES.

PARA ESTE 28° ENCONTRO, ESCOLHEMOS UM TEMA RECORRENTE E, NO ENTANTO, EXTREMAMENTE ATUAL: REFORMAS, O FUTURO JÁ CHEGOU.
TEMOS QUE ACREDITAR: O FUTURO É AGORA, NÃO TEMOS MAIS PORQUE ESPERAR QUE AS COISAS ACONTEÇAM. TEMOS DE FAZÊ- LAS ACONTECER. SÓ ASSIM, ACOMPANHAREMOS O NÍVEL DE CRESCIMENTO DE OUTROS PAÍSES, QUE APRESENTAM UMA DINÂMICA ECONÔMICA MELHOR DO QUE A NOSSA. 

AINDA ESTAMOS PRESOS A UM PASSADO RUIM, QUE PERPETUA ALTOS CUSTOS PREVIDENCIÁRIOS, TRABALHISTAS, SOCIAIS E TRIBUTÁRIOS, DENTRE OUTROS.
TEMOS DE CONSOLIDAR UM PENSAMENTO CRÍTICO EM RELAÇÃO A ESSA SITUAÇÃO E CRIAR UMA FORTE MASSA DE PRESSÃO JUNTO A AQUELES QUE DETÉM O PODER POLÍTICO NA NAÇÃO.
E É PARA ISSO QUE ESTAMOS AQUI! AFINAL, É AQUI QUE ESTÁ REUNIDA UMA IMPORTANTE PARCELA DA INICIATIVA PRIVADA, COM O PESO DA SUA MAIOR REPRESENTATIVIDADE.


SOMOS UMA BOA AMOSTRA DAQUELES QUE CARREGAM EM SEUS OMBROS O PESO DA MANUTENÇÃO QUASE QUE INSUSTENTÁVEL DO ESTADO BRASILEIRO.
NO ENTANTO, E NÃO OBSTANTE AS DIFICULDADES COM QUE NOS DEPARAMOS, ACREDITAMOS NO NOSSO ESTADO, NO NOSSO PAÍS E NAS PESSOAS QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA.
E NÓS PODEMOS FAZER A DIFERENÇA!
E TEMOS AQUI UM BOM EXEMPLO DE COMO FAZER AS COISAS ACONTECEREM, QUANDO ASSIM O DESEJAMOS.
ESSE EXEMPLO ESTÁ PERSONIFICADO NA PESSOA DE UM DOS NOSSOS PALESTRANTES, UM LÍDER DO NOSSO ESTADO, O MINISTRO E SENADOR GARIBALDI ALVES FILHO.
QUANDO POUCOS TINHAM O INTERESSE DE ASSUMIR UM MINISTÉRIO TIDO COMO DE MENOR EXPRESSÃO NO CONTEXTO DAS FINANÇAS PÚBLICAS, EIS QUE O MINISTRO GARIBALDI O TRANSFORMA NUM “CASE” DE SUCESSO, COM UM TRABALHO QUE CERTAMENTE SERÁ REVERENCIADO PELAS FUTURAS GERAÇÕES.
ASSIM COMO O MINISTRO GARIBALDI ALVES FILHO, DOIS OUTROS “CASES” DE SUCESSO NOS SERÃO APRESENTADOS: JUCIER
 RAMALHO E DURVAL JOSÉ DANTAS IRÃO NOS DEMONSTRAR COMO, DO NADA, É POSSÍVEL CONSTRUIR O FUTURO QUE SE DESEJA. ESSES DOIS CIDADÃOS SÃO EXEMPLOS VIVOS DA FORÇA EMPREENDEDORA QUE NORTEIA O ESPÍRITO DO EMPRESÁRIO VITORIOSO.

AO FINAL, DEIXO MARCADO OS NOSSOS AGRADECIMENTOS A TODOS OS NOSSOS PARCEIROS QUE, JUNTAMENTE COM CADA UM DE NÓS, VIABILIZARAM ESTE ENCONTRO:

À CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO,
 

À FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO NOSSO ESTADO, AO SEBRAE/RN,
 

AO GOVERNO DO ESTADO,

AO BANCO DO NORDESTE, QUE NA FIGURA DO SEU SUPERINTENDENTE 
ZÉ MARIA TEM FEITO UMA GRANDE DIFERENÇA NO SISTEMA BANCÁRIO AQUI DO RN.

E AOS SINDICATOS, QUE JUNTOS FIZERAM ESSE EVENTO:

AO SINDICATO VAREJISTA DE PEÇAS E ACESSÓRIOS, NA FIGURA DE ITAMAR, SEU PRESIDENTE.

AO SINDICATO DO COMÉRCIO DE PRODUTOS FARMACEUTICOS, NA FIGURA DE DEJALMA.

AO SINDICATO DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS, NA FIGURA DE JACIRATÃ.

AO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MACAIBA, NA FIGURA DE LUIZ ANTONIO LACERDA.


A TODOS OS NOSSOS COIRMÃOS DO SISTEMA FECOMERCIO/RN E A TODA EQUIPE DE COLABORADORES E PROFISSIONAIS QUE SE ENTREGARAM, DE CORPO E ALMA, À FORMATAÇÃO DESSE GRANDE EVENTO. E AQUI DESTACO A ESPACIAL EVENTOS, EMPRESA LOCAL ORGANIZADORA DO EVENTO. O MEU OBRIGADO A NEIVALDO E VELUSKA. 

SIGAMOS EM FRENTE, PORTANTO! A HORA É DE CORAGEM E UNIÃO!
REFORMAS, JÁ! O FUTURO É AGORA. MUITO OBRIGADO.

Stephen Kanitz

George Ramalho (SindiCom RN), anfitrião do evento, Frederico Penna (SindiLojas Recife) e Stephen Kanitz
Stephen Kanitz esteve hoje pela manhã no 28º Encontro dos Sindicatos Patronais. Abrindo sua palestra fez questão de enfatizar que o dinheiro está mudando de mão no Brasil, destacando as mulheres, a classe C e principalmente o nordeste.

Kanitz criticou bastante os americanos, afirmou que estão totalmente perdidos, enxergam o mundo torto e em breve a economia deles deve entrar em colapso total.

Apesar de muitos economistas não acreditarem na estratégia de Dilma em relação aos juros, o palestrante acredita que com a baixa dos juros o Brasil pode transformar muitos investidores em empreendedores, e muitos projetos serão tirados da prateleira, fazendo nossa economia crescer.

Em relação a previdência, Kanitz afirmou que o modelo atual, onde os jovens pagam para os velhos, é um grande erro. O economista propõe um modelo de acumulação solidária que funciona como um fundo de pensão. As gerações acumular dinheiro na juventude para no futuro pagar sua própria aposentadoria.

Para finalizar Stephen Kanitz disse que pela primeira vez na história o Brasil tem reservas internacionais e vai sair da crise com 300 bilhões para investir no país.

Começou!

Ontem nosso evento teve início, após tarde de reuniões, com uma bela cerimônia de abertura. Durante a solenidade, que teve com anfitrião nosso presidente George Ramalho, foram prestadas homenagens ao Presidente da CNC Antonio Oliveira Santos. Dentre elas o título de cidadão norte riograndense concedido pelo presidente da assembléia legislativa do estado Ricardo Motta. Em seus discursos, tanto George, quanto Antonio e Marcelo Queiroz, presidente da Federação do Comércio do RN ressaltaram a importância do tema do nosso encontro: reformas já.
Escolhido como patrono do evento, Luiz Bravo, executivo do SindLojas do Rio de Janeiro, recebeu seu troféu das mãos de Itamar Manso, presidente do Sindicato de peças e acessórios de veículos do RN.






Para fechar a noite tivemos o show da Orquestra Sinfônica da UFRN com a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara. Durante a apresentação o artista plástico local Flávio Freitas pintou um quadro ao vivo. A tela foi terminada ao final do show e presenteada à Antonio Oliveira Santos.


Para ver mais fotos acesse:
www.canindesoares.com.br
http://augustoratis.com.br/

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Inscrições

As inscrições para o 28º Encontro dos Sindicatos Patronais poderão ser feitas pelo site até a próxima segunda-feira (14 de Maio de 2012). Após esta data, apenas no local do evento. Os valores estão na tabela abaixo.
Para fazer sua inscrição clique aqui.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estamos esperando você.

A data está se aproximando, e os preparativos estão fervendo. Com nomes de peso como o Ministro da Previdência Garibaldi Filho, Stephen Kanitz e o empresário potiguar Durval José Dantas, nosso 28º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais receberá delegações de todos os Estados do Brasil. Como o tema "Reformas, o futuro já chegou." No nosso site oficial é possível encontrar a programação, mais informações sobre os palestrantes e os temas dos paineis. http://www.28enspnatal.com.br/

Além disso durante o evento estaremos ao vivo no twitter @28ENSP para transmitir e comentar tudo. Está aberta uma sala no Fórum Sindical para quem se interessar em postar e discutir os temas.
E finalmente, aqui pelo blog, vocês podem acompanhar todo o encontro.
Esperamos a participação e comentários de todos.