segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Antecipar compra é o ideal

     A maioria das pessoas deixa para fazer as compras de última hora. ´Eu sempre compro em dezembro mesmo, com o que entra do décimo terceiro`, diz a operadora de telemarketing Patrícia Ferreira, 33 anos. Mas antecipar as compras para novembro é o ideal para quem deseja economizar tempo e dinheiro. ´Conforme o Natal se aproxima, as lojas ficam mais cheias e o comércio compõe seus preços e ofertas de acordo com essa situação, tirando proveito das compras por impulso e da sensação de urgência que tende a acompanhar aqueles consumidores que deixaram para a última hora. As pessoas acabam pagando mais caro ou comprando o que não desejavam`, defende Augusto Campos, autor do blog Efetividade.com. ´Fazendo as compras algumas semanas antes do Natal, o consumidor escapa do estresse das lojas lotadas, das dificuldades com prazos de entrega, dos produtos esgotados. Compra o que realmente deseja, pois os estoques ainda não terão acabado. Consegue lugar para estacionar e enfrenta menos filas, que estarão menores`, destaca Campos. Definir uma agenda de compras é fundamental para otimizar o tempo. Criar padrões de presentes também ajuda. ´É uma boa solução para o presente dos colegas de trabalho`, comenta ele. É o que faz a administradora Silvana Almeida. ´Eu tenho seis sobrinhos. Então, eu geralmente compro coisas parecidas para eles`, conta ela. Além de facilitar a escolha dos mimos, não corre o risco de ninguém se sentir menos prestigiado.

Salve seu tempo

1. Defina o orçamento: saiba quanto você pretende gastar, e até que ponto pode flexibilizar este valor.

2. Liste as pessoas que você deseja presentear

3. Liste as pessoas que você se sente obrigado a presentear

4. Una as duas listas, em ordem de prioridade. Coloque no topo da lista consolidada as pessoas para as quais a busca do presente é mais urgente, e vá descendo até chegar naquelas para as quais você pode presentear com atraso.

5. Agrupe os integrantes da lista: dependendo de como for a sua lista, existe a possibilidade de agrupar seus integrantes, definindo padrões de presentes: pessoas que vão ganhar cestas de Natal, pessoas que vão ganhar um DVD musical, um livro, ou mesmo um cartão. Com isso, bastará ir em uma única loja, apenas uma vez, e comprar os presentes de todos eles.

6. Estime o custo dos presentes padronizados e some os valores ao final.

7. Ao subtrair do orçamento disponível o total dos presentes padronizados, você saberá quanto pode gastar nos presentes das pessoas mais especiais,e distribuir este valor entre elas. Talvez conclua que precisa reestimar ou redistribuir alguns saldos - se for o caso, repita os passos acima até acertar.

8. Defina o presente ideal para cada pessoa, antes de partir para as compras. Defina o que gostaria de presentear a cada um deles, se possível com uma alternativa extra para cada um, e anote tudo, juntamente com o valor que definiu para cada pessoa.

9. Crie um roteiro e uma agenda de compras. Defina os dias em que pretende visitar cada loja, procurando maximizar o número de presentes que poderá adquirir a cada deslocamento, ao mesmo tempo em que deixa tempo suficiente para escolher a variedade ideal. Não deixe de comparar preços e condições para fazer a melhor escolha. Considere também as rotas e estacionamentos, bem como os horários.

10. Considere comprar on-line. Especialmente no caso de lojas de boa reputação e quando tiver razoável folga entre o prazo de entrega prometido e a data em que o presente precisa estar de fato nas suas mãos. O ideal é comprar até 30 dias antes do Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário